Buscar
  • Ivan Kleber

EM SANTA MARIA -DF OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA



Entre 22h de sábado(30) e 2h de domingo (31), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) , o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) realizaram a décima edição da Operação Força Conjunta, desta vez em Santa Maria/DF.


A operação contou com 10 pontos de bloqueios ao longo da BR 040 e nas rodovias DF 290, DF 473 e DF 001, para aumentar a efetividade da operação na cidade-satélite.


O objetivo dessa integração entre os órgãos foi promover a segurança viária e em especial na prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito, bem como aumentar a percepção de segurança e intensificar o enfrentamento à criminalidade.


As edições anteriores ocorreram em Brazlândia, Plano Piloto, Gama, Sobradinho, Samambaia, Planaltina, Ceilândia e São Sebastião. As operações ocorrem desde 2020 e cada edição fica sob coordenação de uma das instituições participantes. Desta vez, ficou a cargo da PRF.


Resultado


Nesta 10ª edição, as equipes de policiamento e fiscalização de trânsito abordaram mais de 950 carros e mais de 1000 pessoas. Foram lavrados cerca de 447 autos de infração, dentre as mais diversas infrações. As infrações mais verificadas foram de inabilitado conduzindo veículo, veículo não licenciado e recusa ao teste do etilômetro. Em relação à última tipificação citada, 177 condutores se recusaram ao teste. Ao todo, 43 veículos foram removidos ao depósito por possuírem irregularidades.


Salienta-se que a punição para a recusa ao teste do etilômetro, quando não há sinais e sintomas de embriaguez, é idêntica ao previsto para quem for flagrando dirigindo sob influência de álcool num índice de até 0,29mg de álcool por litro de ar alveolar: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Caso o condutor apresente sinais e sintomas de embriaguez, ele é preso mesmo em havendo a recusa ao teste.


Três motoristas foram presos por estarem sob influência de álcool. Uma Pessoa foi presa por ser foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto por homicídio



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo